Você está aqui:--O Que é Pole Dance?

O Que é Pole Dance?

By | 2018-05-28T16:38:38-02:00 abril 17th, 2018|Categories: Pole Dance|2 Comments

Pole dance (em português: dança do cano ou, ainda, dança do poste – literalmente -, também conhecida como barra americana) é uma forma de dança e ginástica. Originária da Inglaterra dos anos 1980, foi introduzida em Portugal em 2005 pela escola Círculo de Dança de Lisboa

Se trata de uma dança sensual, utilizando, como elemento, um poste ou barra vertical sobre o qual o(a) bailarino(a) realiza sua actuação. Este termo é comumente associado ao âmbito dos strip clubs, porém, recentemente, também vem se utilizando o termo pole dance artístico nos cabarés e nos circos em espetáculos acrobáticos que não apelam ao erotismo como ferramenta visual.

Existem diferentes vertentes de pole dance. Antigamente associado às casas noturnas e ao strip-tease, o pole dance assume, hoje, outras vertentes, como, por exemplo, o pole dance fitness, para a finalidade de trabalhar determinados grupos musculares, ficar com o corpo em forma e praticar algum desporto. Há o pole dance artístico, que visa mais ao lado acrobático e que é incorporado principalmente em espetáculos de performance, no circo etc. E também o pole dance sensual ou erótico, que é o que se vê nos strip clubs e que visa mais ao lad porno resistência. Nos strip clubs, o pole dance se realiza de forma não tão ginástica, mas também acompanhado de um strip-tease.

Onde Fazer Aula de Pole dance

A aula de pole dance é dividida em duas categorias: performático e fitness, sendo que a primeira atua mais em coreografias e é utilizada com o uso de salto alto.

Já a categoria fitness, a pessoa apresenta descalça e atua em acrobacias e o fortalecimento dos músculos. Os graus das lições são divididos em básico, intermediário e avançado inciando com os alongamentos, atravessando pela a parte aplicada dos movimentos, musicalidade, improviso e a flexibilidade. Cada modulo da aula dura cerca de 3 meses para após você levar o certificado.

Aulas de Pole Dance em BH

Aulas de Pole Dance em Curitiba

Origens Do Pole Dancer

Tem sua origem ligada à prática do mallakhamb (homem de força), uma espécie de ioga praticada num poste de madeira e com cordas, ginástica tradicional indiana. Também é relacionado ao pole dance o mallastambha, onde os lutadores de luta livre ganhavam massa muscular.

A origem do pole dance vêm da prática do mallakhamb (que significa “homem de força” ou “ginástica do poste”), que nada mais é do que ioga praticada em um poste de madeira e com cordas (principalmente praticado na Índia) e que existe desde o século XII.No entanto, como disciplina esportiva, existe há aproximadamente 250 anos.

Uma outra disciplina, que está diretamente relacionada com o pole dance de hoje, é conhecida como mallastambha (que significa “ginástica do pilar”), técnica usada pelos antigos lutadores de luta livre para ganhar força e desenvolver os músculos.

O mallastambha não é mais praticado nos dias de hoje. O mallakhamb do poste (pole) ainda é praticado por homens e meninos e o mallakhamba da corda é praticado por mulheres e meninas. O pole dance como conhecemos hoje se originou durante os anos 1920, no ápice da Grande Depressão Americana.

About the Author:

2 Comments

  1. Roupas para Pole Dance 18/05/2018 at 23:48 - Reply

    […] Praticar pole dance traz tantos benefícios ao corpo que as mulheres estão com mais interesse em praticar esta dança. No entanto, as pessoas que vão começar na primeira aula ficam com dúvidas sobre qual  roupa usar para praticar o pole dance, pois a maioria delas não sabe o que vestir. […]

  2. Benefícios do Pole Dance 19/05/2018 at 12:13 - Reply

    […] corpo, que vai ficando sedentário e se machucando com qualquer movimento.  Ao começar a praticar pole dance a dança ajuda a melhorar a sua flexibilidade já você vai precisar alongar braços, pernas e […]

Leave A Comment