Você está aqui:--WhatsApp Transformando-se em uma oportunidade de publicidade

WhatsApp Transformando-se em uma oportunidade de publicidade

By | 2018-09-21T14:18:36-02:00 setembro 21st, 2018|Categories: Marketing Digital|Tags: , |0 Comments

O WhatsApp pode em breve se transformar em uma oportunidade de publicidade social para empresas. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos diários, faz sentido para o Facebook transformá-lo em uma plataforma de publicidade. Embora o WhatsApp Business ainda esteja em fase de testes, os anunciantes precisarão preparar e considerar o WhatsApp como um novo canal de comunicação, marketing e publicidade.

WhatsApp se transformando em uma oportunidade de publicidade

Quantas vezes por semana você usa seu telefone no WhatsApp para conversar com seus amigos ou colegas?

Seja honesto, você é definitivamente parte de um bilhão de pessoas no mundo que usam o WhatsApp diariamente.

É verdade. Comunicar-se via WhatsApp e compartilhar vídeos, fotos e mensagens de voz nunca foi tão fácil. Todos esses dados pessoais que são coletados podem em breve ser transformados em um modelo de negócios pelo seu proprietário, o Facebook.

 

Facebook transformando o WhatsApp em novas oportunidades de publicidade

Você pode lembrar que, nos dias de hoje, os fundadores do WhatsApp lutaram por uma plataforma livre de publicidade . Agora, vários anos depois, o Facebook, como novo proprietário, tem um ponto de vista ligeiramente diferente. Ele quer transformar o aplicativo social em uma oportunidade de publicidade. Espere o que? Como é que tudo começou?

Facebook, Messenger e Instagram atraíram cada vez mais usuários devido a seus novos recursos e possibilidades constantes. Ao mesmo tempo, o Facebook estava coletando mais e mais dados. Dessa forma, as empresas podem começar a alcançar o público certo por meio de segmentação específica.

Por sua vez, o Facebook obteve 26,2 bilhões de lucro através de suas ferramentas de publicidade. O Facebook agora está dominando o gasto total global com anúncios em mídia social, com mais de 65% do mercado total de publicidade. Não admira que o Facebook pense que agora é a hora de transformar o aplicativo em uma plataforma social.

Novos recursos sociais para o WhatsApp

Com mais recursos aparecendo no WhatsApp, o aplicativo de bate-papo está se tornando cada vez mais um aplicativo de mídia social. Vamos pegar o exemplo do status do WhatsApp, onde os usuários podem postar o que estão fazendo de maneira visual. Segundo o Facebook, existem 250 milhões de pessoas que usam esse recurso diariamente. Os recentes lançamentos do WhatsApp Live e a possibilidade de excluir as mensagens enviadas visam tornar o aplicativo ainda mais atraente para os usuários atuais e novos.

WhatsApp for Business

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos diários, faz sentido para o Facebook transformar o serviço de mensagens em uma oportunidade de negócio. Por enquanto, o WhatsApp ainda está testando sua nova ferramenta de negócios como parte de um programa fechado.

Empresas diferentes poderão usar o Whatsapp para diferentes funções. Pense nas atualizações de voo de uma companhia aérea ou nas notificações de entrega de um mensageiro. Na Holanda, a KLM é a primeira companhia aérea com uma conta comercial verificada no WhatsApp. Se você quiser tentar a sua sorte e se tornar um dos testadores, experimente aqui .

O WhatsApp adicionará mais e mais empresas à sua fase de testes nos próximos meses. Como o negócio do WhatsApp ainda está em fase de desenvolvimento e teste, ainda não é oficial como será a versão final e como ela funcionará. Mas até agora sabemos os seguintes fatos:

O WhatsApp Business será um aplicativo extra, ao lado do WhatsApp normal

Haverá a possibilidade de criar um perfil de negócios, incluindo nome, localização, descrição, site

As contas empresariais serão verificadas com uma marca de verificação verde

Haverá estatísticas simples disponíveis (por exemplo, número de mensagens enviadas, recebidas, lidas)

Os clientes receberão mensagens automáticas quando ausentes

O que isso significa para os anunciantes?

O WhatsApp Business será um aplicativo para empresas otimizado e adaptado às demandas e desejos dos anunciantes. Especialmente se o aplicativo incluir segmentação e estatísticas, esse aplicativo será atraente para profissionais de marketing e anunciantes. O WhatsApp Status (que pode ser comparado ao Instagram Stories) pode dar aos anunciantes a chance de colocar anúncios entre os status dos amigos.

Além disso, com 250 milhões de usuários por dia, os anunciantes poderiam se beneficiar de um amplo alcance. Por meio dos dados coletados pelo WhatsApp, os anunciantes também podem usar o Facebook para mostrar aos usuários do WhatsApp melhores anúncios. Por exemplo, os usuários podem ver um anúncio de uma empresa com a qual já entraram em contato, em vez de um anúncio de que nunca ouviram falar.

No final, parece que os anunciantes precisam preparar e considerar o WhatsApp como um novo canal de comunicação, marketing e publicidade.

About the Author:

Leave A Comment